Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Chamaecrista psoraleopsis (H.S.Irwin & Barneby) H.S.Irwin & Barneby DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 26-02-2014

Criterio: N/A

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Laila Araujo

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica do estado de Goiás, sendo encontrada no nos arredores do Parque Estadual da Serra de Caldas, município de Caldas Novas, e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Queiroz et al., 2009; Souza & Bortoluzzi, 2013; CNCFlora, 2013). Ocorre em Campos Rupestres sobre solo rochoso (Souza & Bortoluzzi, 2013; CNCFlora, 2013). Conhecida apenas por dois registros de coleta, com poucas informações (CNCFlora, 2013). São necessários maiores estudos sobre a espécie, além do aumento do esforço de coleta, a fim de conhecer o real estado de conservação do táxon na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Chamaecrista psoraleopsis (H.S.Irwin & Barneby) H.S.Irwin & Barneby;

Família: Fabaceae

Sinônimos:

  • > Cassia psoraleopsis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita em Mem. New York Bot. Gard. 30: 111. (1978). A nova combinação foi publicada em Mem. New York Bot. Gard. 35: 653. 1982.

Distribuição

Endêmica do estado de Goiás (Souza & Bortoluzzi, 2013); ocorre no município de Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros (Queiroz et al., 2009) e em Caldas Novas (J.O.V. Iglesias et al. 105); coletada a 1.000 m de altitude (H.S. Irwin et al. 25000).

Ecologia

Caracteriza-se por subarbusto (Queiroz et al., 2009); terrícola; ocorre em Campo Rupestre (Souza & Bortoluzzi, 2013); solo rochoso (H.S. Irwin et al. 25000).

Reprodução

Coletada com frutos em outubro (J.O.V. Iglesias et al. 105).

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes O turismo na Chapada dos Veadeiros pode ser uma das principais ameaças para a espécie neste local, visto a falta de infraestrutura básica nos municípios de entorno para que esta atividade seja realizada sem impactos ambientais (Barbosa, 2008).

2.3 Livestock farming & ranching
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Diversas terras na Chapada dos Veadeiros são utilizadas para a formação de pastagens; a pecuária também é preocupante para a conservação do Cerrado, sendo uma atividade muito comum no estado de Goiás (Barbosa, 2008).

3.2 Mining & quarrying
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes A extração mineral, embora tenha perdido sua importância inicial na economia local, ainda é praticada pontualmente, de forma mecanizada ou em pequena escala, de modo rudimentar (Barbosa, 2008).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes As modificações na paisagem por causa da produção agrícola e pecuária, tem sido considerada a principal causa de degradação do Cerrado e tem causado um aumento na frequência de fogo na Chapada dos Veadeiros e, provavelmente, alterado a capacidade de recuperação de elementos da biota mais sensíveis a esse distúrbio (Fiedler et al., 2006).

2 Agriculture & aquaculture
Incidência regional
Severidade high
Detalhes No município de Alto Paraíso, em Goiás há atividade agrícola e pecuária em expansão (Souza & Felfili, 2006).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: Ocorre no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (J.O.V. Iglesias et al. 105).

Referências

Como citar

CNCFlora. Chamaecrista psoraleopsis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Chamaecrista psoraleopsis>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 21/11/2014 - 16:09:58